O município de Anita Garibaldi está localizado na Serra Catarinense e integra os municípios pertencentes a microrregião da AMURES – Associação dos Municípios da Região Serrana. Sua população estimada pelo IBGE em 2018 era de 7.313 habitantes. Emancipada em 04 de dezembro de 1961, tem na sua base econômica a agricultura, pecuária e desenvolve suas potencialidades turísticas com a formação dos lagos da usina hidrelétrica Barra Grande, Usina Hidrelétrica Campos Novos e Usina Hidrelétrica Machadinho, lagos estes que proporcionaram ao município receber da Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Título de Capital Catarinense dos Lagos.
O Município de Anita Garibaldi está situado geograficamente na Região Serrana, fazendo divisa com os municípios de Cerro Negro, Celso Ramos, Abdon Batista, Campos Novos e Pinhal da Serra. Fisiograficamente encontra-se na latitude 27º 40′ 53″ e longitude 51º 05′ 00″.
O nome atual do município traduz a homenagem que os catarinenses prestam à grande figura da ilustre mulher Ana Maria de Jesus Ribeiro, famosa no Brasil e no mundo com o nome de Anita Garibaldi, herdado de seu segundo marido, Giuseppe Garibaldi. Este representa seu idealismo e papel histórico que desempenhou um personagem grato aos brasileiros, uruguaios, argentinos e sobretudo aos italianos.
Principais eventos de Anita Garibadi:
– Rodeios Crioulos (janeiro);
– Baile do Chopp Clube Lago Azul (fevereiro);
– Festa Apaeana (março);
– Festa de São Cristóvão (julho);
– Costelaço Beneficente Hospital Frei Rogério (agosto);
– Festa da jabuticaba (outubro);
– Festa do Migrante (novembro);
– Festa de Santa Bárbara (dezembro);
– Festas de comunidades.