Em 1850, o município de Vacaria desmembrou-se do de Santo Antonio da Patrulha, do qual fazia parte. Em 1857, no entanto, foi extinta a vila de Vacaria, e seu território foi novamente anexado a Santo Antonio da Patrulha. Em 1876, com a criação do município de Lagoa Vermelha, Vacaria foi a ele anexada. Depois dessas idas e vindas, finalmente, em 1878 foi devolvida a Vacaria a condição de vila e de sede de município.
Chamada de “Porteira do Rio Grande”, Vacaria é a maior cidade dos Campos de Cima da Serra. Destaca-se por sediar o Rodeio Crioulo Internacional.
Há indicações de que por volta de 1860 começaram a chegar a Vacaria descente de imigrantes alemães, como os Horn, os Kramer, e outros, que compraram terras e aí se fixaram. A partir de 1886 começaram a chegar imigrantes Italianos, ou de origem italiana, procedentes das colônias Caxias e Antonio Prado, muitos deles estabelecendo casas de comércio, tanto na vila de Vacaria como nos povoa-sede de distrito. A “carreta de terno”, isto é, puxada por um termo de mulas, é tida como uma contribuição dos italianos para os costumes.