Propriedades prontas para receber os turistas

As quatorze famílias participantes do projeto já receberam treinamentos e os kits para receber os turistas. O Circuito dos lagos já é uma realidade na Região dos lagos.

O projeto Circuito dos Lagos, visa o incentivo e a prática do turismo rural na região que, envolve 14 famílias dos municípios de Anita Garibaldi,  Abdon Batista, Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Celso Ramos e Campos Novos, os quais desde o ano de 2010 estão recebendo treinamentos e kits para receber os turistas. O dia de campo contou com a presença do novo Secretário Regional de Lages, Gabriel Ribeiro, prefeitos de Anita Garibaldi e Campo Belo do Sul, vereadores e demais lideranças da região, bem como participantes do projeto de outros municípios , representantes da Epagri local e regional e do Instituto Federal.

A propriedade do Sr. Ico, como é conhecido, foi organizada para receber os visitantes e já está preparada para receber os turistas, comenta a esposa Vilma. O Diretor executivo da ADREL e coordenador do Circuito dos Lagos,  Cesar Lavoura, apresentou o andamento do projeto, bem como entregou placas de identificação aos participantes e também camisetas e bonés.

A Epagri, representada por João Claudio Zanatta, destacou a importância de manter os costumes do campo e da preservação de espécies que caracterizam a cultura da região. Ele também mostrou como oferecer aos futuros clientes/turistas alimentos cultivados na propriedade.

Representados pela professora Fedra Kruger o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC apresentou os cursos oferecidos pela instituição que poderão auxiliar as famílias tanto na receptividade dos hospedes como em outros projetos que venham agregar conhecimento no atendimento às propriedades.

Para o Secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, essas iniciativas dão oportunidades às famílias do campo. “Esse trabalho é de inclusão social e conta com o apoio da SDR – Lages e do governador Raimundo Colombo. É algo que nos deixa felizes e satisfeitos ao ver o resultado da ação”, enfatizou.

O presidente da Amures e prefeito de Campo Belo do Sul, Pe. Edilson de Souza destacou a importância da participação de todos no evento e falou da origem das pessoas que na grande maioria vêm do interior. “Há anos jamais se imaginaria momentos como este. Hoje temos que nos adequar à modernidade, nosso interior está criando outro estilo de vida e temos que apoiar qualquer pequeno projeto que venha ajudar a manter o homem no campo. Vale a pena colaborar, acreditar e ter esperança na qualidade de vida de nosso povo”.

O governo do estado já investiu R$ 234 mil no projeto para a compra dos Kits que compreendem cama box, casal e solteiro; e utensílios de cama, mesa e banho que são entregues às famílias em forma de comodato, ficando na propriedade enquanto a família fizer parte do projeto.

Conheça a ADREL

A ADREL – Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos é uma associação sem fins econômicos formada originalmente pelos municípios lindeiros do reservatório da Usina Barra Grande, no Rio Pelotas. Incluem-se nela os municípios de Capão Alto – SC, Campo Belo do Sul – SC, Cerro Negro – SC, Anita Garibaldi – SC, Pinhal da Serra – RS, Esmeralda – RS, Vacaria – RS e Bom Jesus – RS, a AMUCSER – Associação dos Municípios de Cima da Serra, que reúne 12 municípios do RS, a AMURES – Associação dos Municípios da Região Serrana, que reúne 18 municípios da Serra de Santa Catarina e a Hidrelétrica Barra Grande, como associada conselheira.

O que é o Circuito dos Lagos

Circuito dos Lagos é um projeto da rota turística formada pelas propriedades rurais ao longo da bacia do Rio Pelotas, Rio Canoas e Rio Uruguai. Seus atrativos são formados pelo  Patrimônio Natural e Cultural da região e as atividades produtivas ligadas ao campo.

O projeto tem por objetivo selecionar famílias com potencial para a recepção e acomodação de turistas com adequação às propriedades; além de definir roteiros e atrativos locais, os quais serão oferecidos aos visitantes.  O projeto tambémcapacita as famílias selecionadas para bem receber os turistas e divulgar o circuito dos lagos como uma opção de turismo e lazer e incentivar os catarinense a conhecer a cultura regional.

O projeto visa oferecer uma rede de leitos ao longo de toda a região, os quais formarão um circuito receptivo aos visitantes, buscando também atrair novos investidores em projetos externos, que possam aumentar o potencial econômico da rede de produtores, além de gerar empregos e agregar uma nova fonte de renda às famílias d rurais.

O artesanato e a cultura local também são destaques, bem como o incentivo de pequenas agroindústrias, irão auxiliar no atrativo turístico.

A ideia do Circuito dos Lagos é fomentar o turismo na região sem alterar a essência das famílias e o estilo vivido por elas, é justamente adequar as famílias para receber os turistas na maneira simples e acolhedora como estão acostumados.

O Circuito dos Lagos já selecionou as famílias, as quais já receberam cursos de capacitação através do SEBRAE, também visitas nas propriedades além de receberem os kits que darão o primeiro suporte para receber os turistas.

Categoria: Eventos
18 de abril de 2013 at 23:26